Pular para o conteúdo

Entrevista exclusiva com Paul Sawyer

WeRave Music interviews Paul Sawyer

Há poucos dias atrás tivemos o prazer de entrevistar o lendário Paul Sawyer, DJ e produtor inglês extremamente reconhecido dentro do ambiente da música eletrônica.

Com uma carreira de três décadas e uma extensa discografia, Paul Sawyer é uma figura notável, que ostenta composições originais e remixes lançados por gravadoras importantes como Pure Progressive, Armada Music, Toolroom e ICONYC, só para citar algumas.

A presença global de Paul Sawyer também é marcada por apresentações em lugares icônicos da cena eletrônica, como Ministry of Sound e Cream, além de ganhar o reconhecimento da Mixmag e da DJ Magazine. Em 2021, ele expandiu sua influência musical para a BBC Radio 1 com sua marca Krafted Records e, por mais de dois anos e meio, ele vem apresentando o cativante programa de rádio ‘Textures’, transmitido mensalmente pela DI.FM, Proton Radio, Subcode e Soundcloud.

O alcance de Paul Sawyer como DJ também se estende por outros programas de rádio, onde foi guest mix em programas conceituados como Toolroom Radio, Planet Perfecto e Pure Trance Radio, solidificando sua posição no cenário global da música eletrônica.

Pronto(a) para conhecer um pouco mais sobre esse gigante da música eletrônica? Então acompanhe nossa entrevista exclusiva com o primeiro e único Paul Sawyer, aqui no WeRave Music. Vamos nessa! =D

Entrevista Completa

Olá Paul, antes de qualquer coisa, muito obrigado por nos receber para uma entrevista. É muito bom poder conversar com você! E para começarmos, em que parte do mundo você vive atualmente e como tem sido seu 2023 até aqui?

Paul Sawyer: Obrigado por me convidarem para esta entrevista, admiro isso. Eu moro no sul do Reino Unido, perto da antiga capital da Inglaterra, Winchester.

Seu recente remix para ‘Storm Song’ é uma track verdadeiramente abençoada, e um lançamento significativo neste ano de 2023. Você poderia nos contar um pouco mais sobre esse remix e por que escolheu reviver essa track após nove anos?

Paul Sawyer: Conheci a PHILDEL por conta de outra vocalista com quem trabalhei, chamada Carla Werner. Notei que PHILDEL havia comentado um lançamento meu com a Carla, e então procurei pelo trabalho dela e adorei as músicas que ela produzia. Isso me levou a entrar em contato com ela e ver se poderíamos trabalhar juntos.

Começamos a trabalhar em uma track original que está planejada para 2024 e, em seguida, no remix de ‘Storm Song’, depois que ela mencionou que gostaria que eu trabalhasse em um remix de uma das músicas de seu álbum. Aproveitei a oportunidade depois de ouvir o álbum completo e escolhi a track que achei que combinaria melhor com a minha música.

PHILDEL – Storm Song (Paul Sawyer Remix) | Krafted Records

PHILDEL - Storm Song (Paul Sawyer Remix) | Krafted Records

Trinta anos de contribuição para a indústria da música eletrônica é realmente impressionante, Paul. Parabéns! Mas ao longo dessa jornada, quais foram os pontos altos e baixos que você viveu? E você está pronto para mais 30 anos (haha)?

Paul Sawyer: Nossa, essa lista poderia ser interminável!! Há grandes acontecimentos que você nunca esquece quando faz sua primeira pausa. Muitas vezes me perguntam como conseguir shows para DJs mais jovens e sempre me refiro a quando consegui minha primeira grande contratação. Havia um clube em Londres no início dos anos 90 chamado Club UK, e este era um clube enorme, para cerca de 3.000 pessoas, contratando todos os grandes nomes. Fui uma noite para tentar conhecer o promotor que era Steve Harvey e ele era DJ na época.

Então me apresentei a ele e ele perguntou se eu promovia meus próprios eventos. Naquela época, eu sabia que teria que organizar meus próprios eventos para criar shows para mim, então comecei as festas no barco Menage a Trois em Southampton. Steve tinha ouvido falar deles através da imprensa musical e sugeriu que trocássemos as reservas. Então eu pude tocar na sala principal, o que acabou terminando em várias reservas no clube e em uma turnê pelo mundo ao lado ele.

Também houve eventos em que toquei no Renaissance, Cream, passando duas temporadas em Ibiza e voando para os EUA para tocar ao longo dos anos. Adoro ir para os EUA. A maior parte do meu público que vejo nas minhas estatísticas reside nos EUA.

Acho que os pontos baixos por não ser pago foram importantes, já que fui DJ em tempo integral por 10 anos e dependia mais da renda naquela época. Agora que estou mais velho, ser DJ e produzir é minha atividade secundária para me divertir.

Colaborações

Nos últimos 30 anos, você colaborou com uma infinidade de cantores e produtores musicais. Existe algum nome específico dessa jornada com o qual você gostaria de colaborar novamente?

Paul Sawyer: Engraçado, pois acabei de terminar uma nova colaboração com Betoko, com quem havia trabalhado em uma música chamada ‘I’ll Be Here’ em 2020. É ótimo poder trabalhar com ele novamente, e essa nova track será lançada pela ICONYC em 2024.

Paul Sawyer – I’ll Be Here (Betoko Remix) | BASE Music

I'll Be Here (Betoko Remix)

Em 2022 e 2023, você lançou tracks incríveis pela Pattern Music, incluindo obras de arte como ‘All The Way Down’ e ‘Downunder’. Você poderia compartilhar conosco como foi colaborar com a Pattern Music e como essa parceria de sucesso começou?

Paul Sawyer: Sempre fui fã da Future Sound Of Egypt, Paul Thomas e Dylhen, e por isso eles sempre estiveram no meu radar de lançamentos. além do meu estilo de som ser mais adequado para a gravadora Pattern Music. Estou muito satisfeito por ter alguns lançamentos com eles e todos tiveram um grande suporte. Tenho certeza que lançarei com eles novamente em algum momento no futuro.

Paul Sawyer & Danny Stubbs – All The Way Down | Pattern Music

Paul Sawyer & Evan Henzi – Downunder | Pattern Music

Gravadoras Krafted

Agora mudando o foco para a Krafted, em 2022, ela atingiu a marca de 300 lançamentos e atualmente é considerada uma gravadora de grande influência dentro da música eletrônica. Olhando para 2013, quando você a iniciou, e vendo seu tamanho hoje em dia, você em algum momento imaginou a escala que a Krafted alcançaria?

Paul Sawyer: Não nunca!!! Foi um sonho chegar a este ponto e lançar músicas de tantos artistas talentosos. Mas quando comecei nunca imaginei que isso iria acontecer. Tem sido uma escada enorme que subimos com tantas grandes conquistas ao longo do caminho.

Se alguém tivesse me dito naquela época que seríamos convidados para apresentar um programa de rádio na BBC Radio 1, eu teria rido dele. Mas aqui estamos, com mais de 15 episódios pela emissora.

Atualmente, qual é a sua rotina dentro da gravadora?

Paul Sawyer: Ela mudou muito ao longo dos anos. Eu nunca seria capaz de fazer tudo que faço agora sem minha equipe. É um esforço coletivo agora, com todos nós realizando diferentes tarefas para fazer a gravadora funcionar.

Para mim, pessoalmente, costumo supervisionar os álbuns de compilação da Krafted Underground e Textures. Eu também faço todas as artes de todas as nossas capas e classifico as promoções também.

É sempre difícil ficar por dentro de tudo, pois sempre há muito o que fazer para que tudo dê certo e tudo seja promovido.

Dica preciosa

Em um parágrafo, o que você diria de forma sincera para a nova geração de produtores da música eletrônica?

Paul Sawyer: Uma das maiores coisas é estar preparado para se esforçar muito para se promover. As gravadoras nem sempre têm grandes orçamentos para investir em lançamentos, então os produtores musicais realmente precisam aceitar que precisam se comprometer financeiramente para promover seus lançamentos. Vejo muitos produtores que não se importam com isso e depois vão fazer barulho quando o lançamento não vai muito bem.

Presente e Futuro

Na sua opinião, qual é a coisa mais empolgante acontecendo atualmente na cena da música eletrônica?

Paul Sawyer: Eu acho ótimo ver tantas DJs e produtoras femininas realmente fazendo seu nome hoje em dia. A maioria da atenção sempre foi dirigida aos homens dentro da cena, mas isso mudou e estou satisfeito em ver o que está acontecendo. Sempre apoiamos muitas produtoras na gravadora e em nossos eventos e assim que deveria ser.

E olhando para frente, como você vê o futuro da música eletrônica nos próximos 10 anos?

Paul Sawyer: Os eventos de música eletrônica parecem estar passando por uma fase engraçada neste ano, com menos eventos indo tão bem. Muitos eventos grandes e com grandes nomes estão indo bem, mas há um declínio enorme quando olhamos para os eventos de pequenos clubes.

Eu realmente acho que isso vai mudar e haverão mais eventos pequenos surgindo, já que os eventos maiores estão ficando muito caros.

Tudo pronto para 2024? Ou você ainda tem projetos relevantes para 2023?

Paul Sawyer: Vamos comemorar os 10 anos da Krafted em 2024, então temos um álbum de 10 músicas que já está planejado e com alguns grandes produtores envolvidos. Também já estamos planejando um grande evento no ADE, então será uma ótima maneira de completar o ano e a comemoração dos 10 anos da nossa gravadora.

Muito obrigado novamente por esta entrevista, Paul. Foi incrível e desejamos a você tudo de bom! Por favor, você tem alguma mensagem para os fãs de música eletrônica que vivem ao redor do mundo?

Paul Sawyer: Obrigado mais uma vez por me receberem, espero que qualquer pessoa intrigada em saber mais sobre a Krafted, dê uma olhada nas playlists de nossas gravadoras no Spotify e sempre fique à vontade para nos enviar uma mensagem ou nos seguir.

Essa foi nossa entrevista exclusiva com o DJ e produtor inglês Paul Sawyer. Esperamos que você tenha gostado deste post e, por favor, não se esqueça de compartilhá-lo com todos os seus amigos apaixonados pela música eletrônica. Ah! você também pode explorar nossa seção de entrevistas para conhecer muitos outros DJs e produtores da cena eletrônica mundial.

Siga Paul Sawyer no Instagram | Spotify

Siga o WeRave Music no InstagramYoutube e Spotify para você ouvir o melhor da música eletrônica underground.

Imagem via Paul Sawyer